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Vender cursos online se tornou uma forma muito prática e rentável para divulgar conhecimento pela internet. Inúmeros profissionais de diversas áreas – finanças, marketing, saúde, idiomas, etc – já têm aderido a essa estratégia digital.
Mas muitas pessoas ainda têm dúvidas de como vender cursos online de sucesso. Se você está querendo começar a dar cursos online para expandir seu negócio e faturar mais, precisa estar atento ao que é preciso fazer! Confira algumas dicas de como vender seu curso online.
5 dicas para vender seu curso online
1. Tenha uma plataforma própria para dar os seus cursos
A primeira coisa que você deve saber ao começar um curso online é onde colocar o curso. Em qual plataforma hospedar os vídeos?
Essa pergunta é crucial pois, dependendo do modelo da plataforma, o formato do seu curso e as ferramentas disponíveis mudam.
Ao procurar por uma plataforma para seus cursos online, se certifique de que tenha:
Facilidade para fazer upload dos vídeos e arquivos de materiais
Gerenciamento dos alunos e progresso
Emissão de certificados de conclusão
Garantia de segurança
Pagamento automatizado para os alunos
Relatórios e métricas
2. Faça campanhas de divulgação para o curso
Depois de hospedar seu curso na plataforma da sua escolha, é essencial mostrar para o seu público alvo que o seu curso online é a melhor solução para o que eles precisam.
Você precisará planejar uma estratégia de marketing digital para divulgar o seu curso e fazer com que as pessoas certas recebam os anúncios. Isso ajudará você a atrair mais alunos e fechar mais assinaturas!
Hoje, você pode anunciar em diversas plataformas de links patrocinados: Google Ads, Youtube Ads, Facebook Ads, por exemplo. Cada um possui suas particularidades e formatos, que podem servir para o seu público ou não.
3. Use e abuse das redes sociais
As redes sociais são fundamentais para a divulgação de cursos online. São ótimos canais para criar uma aproximação com seu público e entender melhor o comportamento das pessoas que poderão se interessar no seu curso.
Mas, para isso, você precisa conhecer muito bem o perfil do seu público para saber quais redes sociais eles utilizam e, por consequência, onde o seu negócio deve estar presente. Por exemplo: seu público usa mais o Instagram ou o LinkedIn?
Sabendo disso, você pode partir para o planejamento do conteúdo. É interessante mesclar tanto nos formatos das publicações (post no feed, Stories, vídeos, Reels, etc.) quanto nos assuntos. Dê dicas úteis para a sua área, fale da sua marca, mas o mais importante: entregue conteúdo que seja relevante ao seu público.
4. Crie uma estratégia de e-mail marketing
O email é uma ótima forma de manter um relacionamento com seus alunos e possíveis alunos. É nele que você irá oferecer conteúdos para engajar sua base de leads.
Você pode usar o e-mail marketing para ofertar materiais gratuitos como ebooks, webinars e artigos, nutrindo os leads e ofertar seu curso no momento mais propício.
5. Ofereça uma aula experimental grátis
Uma ótima maneira de criar um interesse maior pelo seu curso é oferecer uma aula experimental de graça, no formato de uma live por exemplo, para que o usuário possa ter uma noção do conteúdo ofertado no curso e os seus benefícios.
Você pode até oferecer um desconto temporário para quem participar da aula experimental, como uma forma de gerar senso de urgência.
O que acha de desenvolver toda essa estratégia na prática agora? Com a Clixs você tem uma plataforma personalizada para seus cursos online, treinamentos e qualquer tipo de infoproduto!
Entre em contato com nossos especialistas e saiba como começar seu curso online.