clixs
clixsite

Sites profissionais e personalizados

clixshop

Loja virtual catálogo de produtos e aplicativo de vendas

clixsplay

Plataforma ensino a distância e transmissão ao vivo

clixshome

Site integrado com sistema para gerenciamento de imobiliárias

Treinamento corporativo: guia de como planejar e criar o seu

Seus funcionários têm acesso a recursos e conhecimentos para que eles consigam realizar suas tarefas com agilidade e ainda sejam capazes de se aprimorar?


Pensar na capacitação profissional do seu time pode trazer um aumento da qualidade e rendimento do seu produto final!


Mas, para que isso aconteça, é necessário que você incentive o treinamento e o desenvolvimento constante dos colaboradores! E, graças à internet, fazer treinamentos ficou ainda mais fácil através das plataformas de ensino a distância.


Para que você consiga implementar os treinamentos online na sua empresa, separamos algumas dicas que vão te orientar durante todo o processo! Confira a seguir.


O que é um treinamento corporativo?

Treinamentos corporativos são aulas ou palestras que visam aprimorar as habilidades dos funcionários, sejam elas relacionadas às suas tarefas dentro da empresa ou aos objetivos estratégicos dela.


Eles podem ser direcionados para qualquer colaborador, desde aqueles que trabalham na linha de produção até os que ocupam cargos de liderança. A capacitação técnica ou comportamental pode ter diversos objetivos, como:


  • Atualização profissional;

  • Capacitação de novas habilidades;

  • Aprimoramento da comunicação entre equipes;

  • Treinamento de alguma nova ferramenta;

  • Muito mais.


Os treinamentos corporativos costumeiramente eram promovidos de forma presencial, mas com o avanço da educação a distância e da popularização do aprendizado online, muitas empresas têm aderido às plataformas de educação corporativa a distância. Falaremos mais sobre esse assunto adiante.

 

Quais são os seus benefícios?

Investir em um treinamento para seus colaboradores melhora não somente em nível operacional, mas também seu engajamento e motivação. Um bom treinamento corporativo possui diversos benefícios como:


  • Aumento da produtividade

  • Melhora o clima organizacional

  • Motiva o funcionário a se aprimorar

  • Cria um time mais confiante e seguro

  • Diminui a saída de colaboradores por falta de engajamento com a empresa


Como criar um treinamento?

Agora que você sabe o que é um treinamento corporativo e por que implantar um na sua empresa, chegou a hora de saber como criar um. Confira alguns passos que podem ajudar você a pensar no seu treinamento e como colocá-lo em prática.


1. Planejamento

A primeira etapa para criar um treinamento se resume ao estudo e definição de objetivos do treinamento. É esse planejamento que vai guiar o restante do processo e garantir a sua eficácia.


A primeira coisa que você deve fazer é identificar e entender o público a quem o treinamento será direcionado. Quais funções os colaboradores desempenham? Quais são as suas dores e potencialidades? Como um treinamento poderia ajudá-los?


Sabendo das necessidades e carências educacionais e profissionais das pessoas e da empresa, é possível ser mais assertivo e alcançar os objetivos com o treinamento.


2. Defina os detalhes

Tendo em mente o público alvo e os objetivos do treinamento, é hora de começar a elaborá-lo pensando em termos mais operacionais e práticos.


Comece a pensar em como vai ser a execução do treinamento, como por exemplo, se ele será presencial ou à distância.


Uma das melhores formas de realizar treinamentos empresariais nos dias de hoje é online, por meio de uma plataforma de hospedagem de vídeos e cursos. Dessa forma, você consegue realizar um treinamento totalmente efetivo e ainda tem benefícios como flexibilidade, redução de custos e a facilidade de atualização mais constante do conhecimento.  


Definindo o formato do treinamento, liste tudo que você vai precisar para fazer com que seja possível de acontecer, como: equipamentos, palestrantes, materiais de apoio, etc. Com todas essas informações em mãos, você pode fazer uma espécie de cronograma bem organizado do conteúdo do treinamento, seja ele de um dia de duração ou um curso mais elaborado.


3. Coloque tudo em ação!

Agora que você já fez um bom planejamento do seu treinamento e já organizou todos os detalhes, é hora de colocar tudo em prática!


Divulgue o treinamento e convoque os colaboradores a comparecer, mostrando como é importante a sua participação. Faça uma simulação do treinamento com os palestrantes na plataforma online para testar todos os recursos e realize o treinamento sem intercorrências no dia!


Por fim, mensure os resultados acompanhando o desempenho de cada colaborador individualmente, definindo as melhores formas de avaliar o retorno de seu investimento. Nessa etapa, os objetivos que você estabeleceu anteriormente serão essenciais. 


Monte seu treinamento corporativo com a Clixs

O que acha de criar o seu treinamento corporativo?


Com a Clixs, você conta com a melhor plataforma para transmitir seus treinamentos online. Mande uma mensagem e saiba como começar: https://www.clixs.com.br/play/ 

Compartilhe